Vaga de Analista financeiro
A USAID está a recrutar um Analista Financeiro, para Maputo, Moçambique.
Descrição
Informações gerais
SOLICITAÇÃO N.º: 72065623R10006 aberto a todos os atuais funcionários da Missão e candidatos externos que reúnam as qualificações indicadas
DATA DE EMISSÃO: 16 de maio de 2023
DATA/HORA DE ENCERRAMENTO PARA RECEBIMENTO DE OFERTAS: 15 de junho de 2023, – 17h30, hora de Maputo, Moçambique
PONTO DE CONTACTO: Secção de Recursos Humanos, email para Mission-Maputo - HR@usaid.gov
CARGO: Analista Financeiro
VALOR DE MERCADO: USD59.111 – USD82.761 por ano, equivalente a FSN-11 (Step1-12). De acordo com o Apêndice J do AIDAR e o Plano de Compensação Local da USAID/Moçambique. A compensação final será negociada dentro do valor de mercado listado
PERÍODO DE EXECUÇÃO: O período base será de um ano, com início previsto para setembro de 2023 ou por volta dela. Com base na necessidade da Agência, o Diretor Contratante poderá exercer um período de opção adicional para as datas estimadas da seguinte forma:
Período base: setembro de 2023 a setembro de 2024
Período de opção 1: setembro de 2024 - setembro de 2028
LOCAL DE DESEMPENHO: Maputo, Moçambique (com possibilidade de deslocação conforme indicado na Declaração de Funções).
OFERTAS ELEGÍVEIS: Para atender aos requisitos básicos de elegibilidade, o candidato deve ser um cidadão de um país cooperante ou um cidadão de um país não cooperante legalmente admitido para residência permanente no país cooperante. Os candidatos devem enviar uma inscrição completa, conforme descrito na Seção IV
NÍVEL DE SEGURANÇA NECESSÁRIO: Certificação de Emprego (Certificação RSO)
DECLARAÇÃO DE DEVERES
Obrigações
Funções básicas do cargo
O incumbente fornece uma gama completa de serviços de gestão financeira para o Objetivo de Desenvolvimento (DO) designado ou Equipes Técnicas e a Missão em geral. O titular atua como representante de atendimento ao cliente “one stop” entre o Office of Financial Management (OFM) e vários clientes internos e externos, incluindo Senior Mission Management; representantes do país anfitrião; organizações parceiras de implementação; e outras agências doadoras internacionais em relação à análise financeira e contabilidade de projetos implementados pela Missão. Os serviços específicos executados incluem: (a) apoio financeiro, contábil e orçamentário ao escritório técnico designado; (b) análises financeiras e pré-adjudicação dos implementadores da USAID, incluindo avaliações de risco Governo a Governo (G2G) nos sistemas do Governo da República de Moçambique (GRM); (c) formação e serviços de aconselhamento ao pessoal do programa da USAID e ao pessoal dos parceiros sobre aspectos de gestão financeira das actividades da USAID; (d) coordenação e supervisão de auditorias de terceiros de parceiros de implementação; (e) manter sistemas de relatórios financeiros e realizar análises para o gerenciamento da Missão, incluindo a apresentação dos dados financeiros para seu uso; e (f) apoiar a estratégia G2G da Missão servindo como pessoa de recurso para os sistemas USAID e GRM. O titular trabalha em estreita colaboração com os Diretores do Escritório Técnico e funciona como representante delegado do Controlador. Como tal, o incumbente realiza uma ampla gama de funções. O titular trabalha em estreita colaboração com outros doadores, funcionários do GRM e USAID/W para identificar e implementar oportunidades para fortalecer a capacidade das entidades do GRM, bem como a capacidade dos parceiros locais de implementação e empresas de auditoria, que podem ser chamadas para monitorar e melhorar o desempenho de organizações locais e instituições governamentais
Implementação do Programa/Projeto/Atividade - 30%
Como conhecedor do apoio do OFM ao portfólio atribuído, o titular revisa os documentos de aprovação do projeto, compromisso e documentos obrigatórios para garantir a razoabilidade dos orçamentos, conformidade com as diretrizes de financiamento futuro, adequação dos métodos de financiamento/pagamento e adequação dos relatórios financeiros e cobertura de auditoria. O titular participa de discussões e tomadas de decisão relacionadas às principais funções da equipe de planejamento de programas e obtenção de resultados, garantindo que questões de gestão financeira, controle interno e prestação de contas recebam consideração adequada. O incumbente fornece assessoria financeira, analisa e faz recomendações sobre a viabilidade financeira de alternativas de implementação. O titular auxilia na revisão dos planos de trabalho da agência de implementação, orçamentos e conformidade com leis, regulamentos, cláusulas e políticas de contrato/acordo. O titular prepara-se para as apresentações de revisão financeira trimestral e para as revisões semestrais do portfólio, atualizando regularmente a tabela de análise de hipotecas e garantindo que os orçamentos de atividades sejam devidamente planejados, aprovados e documentados. O titular prepara os relatórios financeiros mensais/trimestrais e ad hoc necessários relacionados aos fundos do programa para o Gerenciamento da Missão e outras partes interessadas. Para o portfólio atribuído, o titular coordena o trabalho de avaliação G2G da Missão em conformidade com a política atual da Agência, elabora escopos de trabalho para a estrutura de gerenciamento de risco G2G (Avaliações), participa do mesmo e mantém informações atualizadas para a Missão sobre sistemas GRM. O titular mantém estreitas relações de trabalho com funcionários relevantes do GRM para manter conhecimento especializado e atual dos sistemas financeiros e de gerenciamento do GRM para proteger os fundos do Governo dos Estados Unidos (USG) durante a implementação das atividades G2G
Acompanhamento Financeiro das Actividades - 25%
O titular fornece relatórios de status financeiro necessários para os Representantes do Oficial de Contrato/Oficial de Contratação (A/CORs) para monitorar o progresso financeiro das atividades que gerenciam. O titular também prepara os relatórios financeiros mensais/trimestrais e ad hoc necessários relacionados aos fundos do programa para o Gerenciamento da Missão e outras partes interessadas. O titular auxilia o A/COR e os assistentes de orçamento do escritório técnico na preparação das planilhas trimestrais de provisão do projeto, revisa as estimativas de provisão e publica os dados de provisão no sistema de contabilidade (Phoenix). O titular revisa os documentos de encerramento para garantir que as ações de encerramento relacionadas a finanças, como conclusão de auditorias necessárias, finalização de acordos negociados de custos indiretos de taxas (NICRAs), pagamento de reivindicações finais e desobrigação de fundos excedentes, sejam realizadas adequadamente, se necessário
Revisões Financeiras - 25%
O titular conduz revisões institucionais abrangentes de potenciais destinatários para assegurar que essas instituições mantenham a capacidade institucional para gerir os recursos da USAID e cumpram os requisitos de documentação e relatórios. As recomendações e conclusões das revisões institucionais servem de base para o Oficial de Acordo determinar se a instituição é elegível para receber financiamento do USG e para o Controlador determinar o mecanismo de pagamento apropriado para a atividade. O titular conduz análises financeiras periódicas de instituições (governamentais e não governamentais) que recebem financiamento da USAID para: 1) determinar a adequação dos principais sistemas e procedimentos, incluindo, entre outros, contabilidade, aquisições, contas a pagar, pessoal, gestão de ativos e auditorias ; 2) verificar o cumprimento dos termos e condições do contrato; e 3) verificar a capacidade de permitir os custos reais incorridos. O titular faz recomendações para melhorias no sistema das instituições analisadas, a fim de fortalecer sua capacidade, particularmente na gestão financeira dos fundos da USAID. Isso inclui preparar relatórios para documentar descobertas e recomendações e acompanhar as ações tomadas para atender às recomendações
Gestão de Auditoria - 10%
De acordo com o Programa de Gestão e Resolução de Auditoria da Agência e os requisitos de responsabilidade, o titular atua como representante do Diretor de Gestão de Auditoria para os portfólios atribuídos e auxilia os Escritórios Técnicos no cumprimento de suas responsabilidades de gestão de auditoria. O encarregado auxilia no desenvolvimento do inventário anual de auditoria e no plano sob o portfólio atribuído, obtendo informações do A/COR competente sobre as atividades que precisam ser auditadas ou nas quais as revisões financeiras precisam ser conduzidas. Em coordenação com o A/COR, o titular assegura a conclusão das auditorias financeiras necessárias de acordo com o Guia de Auditoria Financeira da USAID e auxilia no desenvolvimento de escopos de trabalho de auditoria para auditorias financeiras contratadas pela Agência de atividades financiadas pela USAID/Moçambique com base na auditoria da Agência requisitos. O titular fornece aconselhamento/orientação aos auditados e firmas de auditoria em consulta com o Gabinete do Director Financeiro (CFO) para garantir o cumprimento total dos requisitos de auditoria da USAID. O encarregado participa das conferências de entrada e saída da auditoria, conforme necessário, garante que os programas de auditoria sejam abrangentes e concluídos de acordo com o guia de auditoria, participa do trabalho de campo da auditoria quando possível para garantir que a implementação e o teste do programa de auditoria sejam abrangentes e completos e analisa as recomendações e rascunhos da auditoria relatórios de auditoria. O titular auxilia na preparação de decisões de gestão que envolvem a preparação de análises financeiras abrangentes que suportam a determinação de custos questionáveis. Além disso, o titular também trabalha em estreita colaboração com o A/COR da USAID, o oficial de contratos/doações e os beneficiários/empreiteiros para resolver e fechar recomendações de auditoria em tempo hábil. Quando avaliações financeiras, revisões financeiras limitadas e auditorias financeiras são contratadas por empresas de auditoria locais, o titular atua como COR do contrato ou auxilia o COR a trabalhar em estreita colaboração com a equipe designada das empresas e analisa seu desempenho para garantir a conformidade com o escopo do contrato de trabalho
Coordenação FMFIA e ERM - 10%
O titular também ajuda na coordenação e preparação da certificação anual Federal Managers Financial Integrity Act (FMFIA) e Enterprise Management Risk (ERM) de revisões de controle interno, avaliações programáticas e fiduciárias para atender às operações da Missão, metas estratégicas e objetivos; realiza a avaliação de risco de várias áreas funcionais e auxilia na realização de revisões de acompanhamento para determinar se as deficiências significativas foram tratadas adequadamente e se as ações apropriadas foram tomadas pelos escritórios da Missão em questão, conforme recomendado pelo Comitê de Revisão do Controle de Gestão da Missão (MCRC). O titular auxilia na capacitação do pessoal da Missão e do parceiro de implementação que não está familiarizado com os requisitos de gestão financeira da USAID, fornecendo treinamento sobre provisões, gestão de auditoria, métodos de pagamento e outros tópicos relacionados à gestão financeira
Pode-se esperar que o titular do cargo realize viagens relacionadas ao trabalho
Relação de Supervisão: Trabalha sob a supervisão muito geral do Controlador, o designado, trabalha sob supervisão mais direta, mas geral, do Analista Financeiro Supervisor, o trabalho é revisado em termos de alcance de metas, eficácia no cumprimento dos objetivos de trabalho e coordenação bem-sucedida de atividades atribuídas
Supervisão Exercida: Nenhuma
Diretrizes Disponíveis: USAID ADS, AIDAR, FAR, GAO Guidebook, OMB Circulars, Mission Orders e GRM institucionais Guidelines, que fornecem diretrizes básicas com as quais a FA deve permanecer familiarizada, sistemas escritos e procedimentos para a USAID/Moçambique serão promulgados e mantidos pelo empregado
Exercício de julgamento: Fornecer aconselhamento sobre os aspectos financeiros e situação do desenvolvimento e gerenciamento de programas/projetos/atividades e sobre determinações da situação financeira e capacidade das instituições de implementação de programas/projetos/atividades. Conselhos e recomendações são revisados, mas raramente contestados e alterados por motivos técnicos financeiros e contábeis
Autoridade para Assumir Compromissos: Não tem autoridade para comprometer o USG com os fundos de despesas. No entanto, autoriza-se a assumir todos os compromissos necessários quanto à programação e organização das atividades no âmbito das responsabilidades atribuídas. A Missão depende fortemente das análises, determinações e recomendações do Analista Financeiro
Natureza, Nível e Propósito dos Contatos: Lida diretamente com funcionários de nível médio e sênior do GRM nos níveis nacional e provincial, bem como funcionários de nível médio e sênior de ONGs e outros funcionários dos parceiros de implementação. Obtém e analisa uma variedade de informações privilegiadas para realizar análises e revisões financeiras e preparar relatórios escritos de conclusões e recomendações, desempenha um papel importante em ajudar as instituições GRM a atender aos requisitos dos sistemas financeiros e resolver problemas de gestão financeira que afetam o desenho do programa/projeto/atividade, implementação e administração.
Treinamento pós-entrada: Cursos de treinamento especializado em contabilidade do USG, análise financeira da USAID, gestão de finanças públicas, fluxos orçamentários do GRM e operações de auditoria serão fornecidos, assim como treinamento no local de trabalho nas políticas e procedimentos contábeis da USAID e procedimentos de aquisição conforme necessário, particularmente no que se refere aos princípios de preço de custo de contrato/acordo. Treinamento adicional no local de trabalho também pode ser necessário para regras e regulamentos GRM relevantes
O contratado é elegível para viagens de serviço temporário (TDY) para os Estados Unidos ou para outras Missões no exterior, para participar do Programa de Bolsas "Foreign Service National", de acordo com a política da USAID
Tempo esperado para atingir o nível de desempenho total: um ano
12. Exigências Físicas: O trabalho solicitado não envolve exigências físicas indevidas
Requisitos
Educação: É necessária a conclusão de um diploma universitário em contabilidade, finanças ou administração de empresas (especialização em finanças)
Experiência de trabalho anterior: Um mínimo de cinco (5) anos de experiência de trabalho progressivamente responsável em contabilidade profissional e/ou gerenciamento de auditoria, dos quais pelo menos três (3) anos dessa experiência em uma área que demonstre uma contabilidade profissional e operações de gerenciamento financeiro e análise financeira com firmas de contabilidade públicas/privadas, organizações internacionais bilaterais ou multilaterais ou firmas de contabilidade públicas/privadas são necessárias. Também é necessária experiência na implementação de programas e atividades de desenvolvimento em Moçambique (no setor privado ou ONG) ou na implementação de políticas em várias agências do GRM
Proficiência no idioma: nível IV (fluente) e capacidade de inglês oral e escrito são necessários. Habilidades escritas em inglês são particularmente importantes. O titular deve ser capaz de expressar ideias e conceitos de forma clara e precisa, tanto verbalmente quanto por escrito. O nível IV de português também é exigido. (A proficiência no idioma será testada)
Conhecimento do trabalho: O titular deve demonstrar um conhecimento profundo e compreensão do conhecimento profissional no que se refere à gestão financeira, auditoria e auditoria, políticas e procedimentos do país anfitrião adquiridos ao longo de muitos anos de estudo e experiência prática trabalhando em uma posição de gestão financeira , contabilidade, consultoria, bancos, organizações da sociedade civil ou serviço governamental relevante.
Competências e Habilidades: Deve possuir um nível avançado de habilidades analíticas e de tomada de decisão para fornecer serviços a uma ampla gama de clientes, incluindo Equipes de Objetivo de Desenvolvimento (DO), Gerenciamento de Missão Sênior, Parceiros de Implementação e contatos do governo anfitrião. A capacidade de analisar dados financeiros obtidos interna e externamente de contrapartes e avaliar sua confiabilidade e valor, detectar a força financeira e as fraquezas das atividades do programa e fazer julgamentos independentes sobre as capacidades institucionais e a adequação dos sistemas e controles contábeis são essenciais
Deve ser capaz de realizar as tarefas atribuídas de forma eficaz, oportuna e independente. Capacidade de trabalhar sob alta pressão com prazos apertados. Deve ser capaz de fornecer treinamento formal e informal sobre tópicos de gestão financeira para uma variedade de públicos-alvo. São necessárias fortes habilidades de liderança e gerenciamento. Deve possuir a capacidade de inovar e desenvolver soluções customizadas para ambientes operacionais atípicos, como os que predominam em muitos locais de implantação de projetos. Criatividade para conceituar soluções inovadoras para aumentar a eficiência, melhorar o atendimento ao cliente e atender às demandas de trabalho em constante mudança. Excelentes habilidades interpessoais e de comunicação, a fim de se comunicar de forma clara e eficaz com os principais funcionários externos e internos. A capacidade de trabalhar em um ambiente de equipe com equipes de DO é essencial. Deve possuir habilidades técnicas avançadas de redação e estar familiarizado com o léxico e os desenvolvimentos contábeis atuais. Por fim, são necessárias habilidades avançadas no uso de aplicativos do Microsoft Office, incluindo Word, Excel e PowerPoint. Necessário conhecimento em banco de dados. O titular do cargo deve ter a capacidade de desenvolver e manter contatos com auditores, sócios e funcionários de alto nível da GRM, especialmente para fornecer orientação e comunicar sobre questões de interesse mútuo
Benefícios
Este é um cargo local e a remuneração será de acordo com o Plano de Remuneração Local
Notas
Apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados
III. Fatores de Avaliação e Seleção
O Governo pode conceder um contrato sem discussões com os ofertantes de acordo com o FAR 52.215-1. O CO reserva-se o direito de, a qualquer momento do processo de avaliação, estabelecer uma gama competitiva de ofertantes com os quais as negociações serão conduzidas de acordo com o FAR 15.306(c). De acordo com o FAR 52.215-1, se o CO determinar que o número de ofertas que de outra forma estariam na faixa competitiva excede o
número a partir do qual uma competição eficiente pode ser conduzida, o CO pode limitar o número de ofertantes na faixa competitiva ao maior número que permita uma competição eficiente entre as ofertas mais bem avaliadas. As disposições do FAR mencionadas acima estão disponíveis em https://www.acquisition.gov/browse/index/far.
Os seguintes fatores de avaliação são estabelecidos:
Educação: 10 pontos
Experiência Profissional Anterior: 30 pontos
Conhecimento do trabalho 30 pontos
Perícias e Habilidades: 20 pontos
Proficiência no idioma: 10 pontos
Máximo de Pontos: 100 pontos
De acordo com esta pontuação, a experiência de trabalho anterior e o conhecimento do trabalho são os fatores mais importantes, seguidos por habilidades e habilidades, educação e proficiência no idioma. As candidaturas serão inicialmente analisadas quanto à conformidade com os requisitos mínimos. Só serão considerados os candidatos que atenderem aos requisitos mínimos de qualificação para o cargo. Os candidatos serão avaliados com base na educação relevante, experiência anterior de trabalho, conhecimento, proficiência no idioma, habilidades e habilidades demonstradas em seus pacotes de inscrição. Um Comitê de Avaliação Técnica (TEC) será convocado para analisar as candidaturas e avaliá-las de acordo com os critérios de avaliação. As candidaturas de candidatos que não satisfaçam os critérios de seleção exigidos não serão avaliadas. Somente os candidatos pré-selecionados serão contatados e convidados para um teste de idioma. Os candidatos aprovados no exame de idiomas serão convidados para uma entrevista oral e também podem ser obrigados a passar por um teste escrito. Nenhuma resposta será enviada aos candidatos não aprovados
Referências profissionais serão conduzidas para o candidato mais bem classificado e serão utilizadas para complementar a recomendação do TEC ao Diretor de Contratação para oferecer o cargo ao candidato mais bem classificado. A USAID/Moçambique reserva-se o direito de solicitar referências de outras fontes conforme considerado apropriado.
A seleção final será baseada no pacote de inscrição, habilidades linguísticas, entrevista oral e verificações de referências. Este é um cargo local e a remuneração será de acordo com o Plano de Remuneração Local
4. Enviando oferta
Os Oferentes Elegíveis são obrigados a enviar eletronicamente através do site abaixo uma carta de apresentação em inglês com CV/Applicant Resume em inglês, bem como históricos acadêmicos/diplomas: www.emprego.co.mz
As propostas devem ser recebidas até à data limite especificada na Secção I, ponto 3, e submetidas através de: www.emprego.co.mz
Os envios do ofertante devem fazer referência clara e destacada ao número da Solicitação no envio da oferta.
Nomes, números de contato e endereços de e-mail de três referências profissionais de pessoas que não são familiares ou parentes. As verificações de referência serão conduzidas para o candidato final selecionado para o Diretor de Contratação fazer uma determinação de responsabilidade. A USAID/Moçambique reserva-se o direito de solicitar referências de outras fontes conforme considerado apropriado
Apenas os candidatos entrevistados serão informados por escrito da decisão final do Comitê de Seleção
V. Lista dos Formulários Necessários Antes da Adjudicação
Uma vez que o Diretor de Contratação (CO) informe o Licitante vencedor sobre ser selecionado para uma adjudicação de contrato, o CO fornecerá ao Licitante vencedor instruções sobre como preencher e enviar os formulários necessários
Garantir protocolos de segurança COVID-19 adequados para contratados federais - Informamos que, após a concessão, o contratado será obrigado a seguir as políticas e/ou diretrizes da Missão do Departamento de Estado dos EUA em relação aos requisitos do COVID-19
VII. REGULAMENTOS, POLÍTICAS E CLÁUSULAS CONTRATUAIS DA USAID RELACIONADOS A PSCs
Os regulamentos e políticas da USAID que regem os prêmios CCN/TCN PSC estão disponíveis nestas fontes:
1. Regulamento de Aquisição da USAID (AIDAR), Apêndice J, “Contratos Diretos da USAID com um Nacional de um País Cooperante e com um Nacional de um País Terceiro para Serviços Pessoais no Exterior”, incluindo a cláusula contratual “Disposições Gerais”, disponível em https://www.usaid .gov/sites/default/files/documents/1868/aidar_0.pdf
https://www.acquisition.gov/aidar/aidar-appendix-j-direct-usaid-contracts-cooperating-country-national-and-third-country-national-personal-services-abroad e AIDAR revisado Apêndice J, Geral Cláusulas contratuais de provisão (GPs) intituladas “Folgas e Feriados” (AAPD 20-08)
Formulário de folha de rosto do contrato AID 309-1 disponível em https://www.usaid.gov/forms. O preço por item de linha deve ser determinado na adjudicação do contrato, conforme descrito abaixo:
ITENS DE LINHA
Item Nº (A) SERVIÇOS (DESCRIÇÃO)
(B) QUANTIDADE
(C) UNIDADE
(D) PREÇO UNITÁRIO
(E) VALOR
(F)
0001 Período Base - Remuneração, Benefícios Adicionais e Outros Custos Diretos (ODCs)
Tipo de prêmio: PSC
Código de serviço do produto: R497
Informações Contábeis: 1 LOTE $ _TBD__ $ _TBD no Prêmio após negociações com a Contratada_
1001 Período da Opção 1 - Remuneração, Benefícios Adicionais e Outros Custos Diretos (ODCs)
Tipo de prêmio: PSC
Código de serviço do produto: R497
Informações Contábeis: 1 LOTE $ _TBD__ $ _TBD no Prêmio após negociações com a Contratada_
Diretrizes de Política de Aquisição e Assistência/Boletins de Informação de Contrato (AAPDs/CIBs) para Contratos de Serviços Pessoais com Indivíduos disponíveis em http://www.usaid.gov/work-usaid/aapds-cibs
Conduta ética. Ao aceitar um contrato de serviços pessoais da USAID como um indivíduo, o contratado acusará o recebimento dos “Padrões de Conduta Ética para Funcionários do Poder Executivo”, disponíveis no Escritório de Ética Governamental dos EUA, de acordo com a Disposição Geral 2 e 5 CFR 2635. Consulte https://www.oge.gov/web/oge.nsf/OGE%20Regulations
Ouvidoria PSC
O Ombudsman do PSC serve como um recurso para qualquer Contratante de Serviços Pessoais que celebrou um contrato com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e está disponível para esclarecer seu contrato específico com a Agência. Visite nossa página para obter informações adicionais: https://www.usaid.gov/work-usaid/personal-service-contracts-ombudsman
O ombudsman do PSC pode ser contatado via: PSCOmbudsman@usaid.gov
Observe que a USAID e o governo dos EUA NUNCA exigem pagamento em dinheiro em conexão com uma solicitação de emprego
EEO/AA: A MISSÃO DOS EUA É UM EMPREGADOR DE OPORTUNIDADE IGUAL DE EMPREGO/AÇÃO AFIRMATIVA E NÃO DISCRIMINA COM BASE NO STATUS DE HIV/AIDS.
Como se Candidatar::
podes Aceder este Link: https://www.emprego.co.mz/vaga/financial-analyst-2/#
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