Vaga Para Secretário/a da companhia (m/f)

 


Detalhes da vaga

Descrição  e responsabilidades

Como Secretário da Empresa, o titular da função terá como principais responsabilidades:

Garantir que as empresas cumpram as disposições da Lei das Sociedades e outras legislações que possam ser aplicáveis ​​à Empresa.
Fornecer orientação estratégica, de governança e conformidade ao Conselho e implementar processos robustos para orientar o Conselho na tomada de decisão eficaz.
Descrição do trabalho
Desenvolvimento de estratégia
Responsabilidade: Contato com os Acionistas (Assembléias Gerais Anuais)
Compilar a convocação da Assembleia Geral Ordinária (AGM), garantindo que seja dada atenção especial aos seguintes itens;
Declarações financeiras.
Documento de nomeação de Conselheiros;
Nomeação de auditores externos;
Rotação dos Administradores de acordo com o exigido ciclo King III;
Uma vez que todos esses fatores tenham sido levados em consideração, distribua o aviso da AGM publicando-o oportunamente.
Assegurar todos os preparativos logísticos para a Assembleia Geral Ordinária.
Gestão de negócios
Responsabilidade: Reuniões da Empresa
Atuar como Secretário do Conselho e dos diversos Comitês;
Faça atas precisas em todas as reuniões e distribua-as no prazo de 7 dias após a reunião
Participar da elaboração das pautas das reuniões;
Coordenar a preparação e distribuição dos packs de reuniões;
Coordenar a preparação dos calendários das reuniões anuais;
Certifique-se de que os pacotes sejam distribuídos em tempo hábil;
Certifique-se de que todos os arranjos logísticos foram feitos.
Responsabilidade: Gestão de Registros
Registre todos os documentos críticos, como atas, relatórios anuais, resoluções e formulários CM no formato correto de acordo com a Lei das Empresas e a Lei e a Política de Gerenciamento de Registros da Absa;
Assegurar que os registros sejam mantidos nos endereços cadastrais das empresas e que os registros estejam em constante atualização no livro de atas;
Descartar os registros 7 anos após a liquidação ou cancelamento do registro da entrada em questão, a menos que exigido de outra forma.
Responsabilidade: nomeação e rescisões
Em casos de renúncias, assegurar que ele/ela receba a carta de renúncia do Diretor em questão;
Certifique-se de que o novo Diretor preencha o formulário necessário (que é o Consentimento para Atuar como Diretor) e o formulário CoR39 (que é o Registro de; Diretores e Diretores);
Apresentar todos os documentos necessários ao CIPC em tempo hábil;
Conservador de Registo Comercial no prazo de 14 dias a contar da nomeação;
Após a saída ou nomeação de novos diretores, atualize os papéis timbrados e informe as autoridades reguladoras relevantes.
Governança e Controle
Aconselhar os Administradores sobre a aplicação adequada dos requisitos KINGIII e sobre outros Governos Corporativos;
Coordenar o planejamento de sucessão do Conselho, garantindo que o Planejamento de Sucessão do Conselho seja discutido anualmente;
Entregar um Programa de Indução e Orientação de alta qualidade para novos Diretores;
Conduzir um processo de avaliação do Conselho;
Coordenar o treinamento da diretoria em intervalos apropriados;
Garantir que todas as reuniões necessárias do Conselho e dos Acionistas sejam realizadas oportunamente;
Assegurar que a Política do LERC seja aplicada a todas as entidades sob sua alçada;
Atuar como o principal ponto de contato para diretores não executivos quando e quando surgirem dúvidas (por exemplo, honorários do diretor, compra e venda de ações e assim por diante);
Assegurar que os Diretores sejam informados sobre as mudanças na legislação.
Liderança
Estabelecer e incorporar os valores, comportamentos e apetite de risco que sustentam a consecução dos objetivos do Absa Moçambique;
Supervisionar relatórios diretos para garantir operações diárias eficazes, alternativamente contribuir para a equipe mais ampla;
Apoiar o gerente de linha da área para desenvolver uma equipe de alto desempenho, conduzindo discussões diárias e semanais de desempenho operacional e auxiliando os funcionários a preparar o portfólio de evidências para discussões formais de desenvolvimento de desempenho;
Treinar e orientar diariamente os membros da equipe sobre como melhorar sua própria produtividade e uso dos processos e sistemas do banco. Treinar os membros da equipe em questões técnicas;
Com base nos planos de treinamento acordados com o gerente de linha da área, monitorar os membros da equipe para garantir que o treinamento planejado seja realizado;
Estabelecer e manter um plano de sucessão para a equipe;
Juntamente com o gerente de linha da área, entrevistar candidatos para integrar a equipe e contribuir para a decisão de recrutamento. O gerente de linha da área é o tomador de decisão final sobre quem entra na equipe;
Obter os planos de força de trabalho e recrutamento criados pelo gerente de linha e planejar a execução dentro dos prazos determinados;
Fazer recomendações ao gerente de linha sobre como melhorar os planos e sugerir como os recursos podem ser realocados em caso de excesso de carga de trabalho;
Revise e atualize as descrições de função da equipe pelo menos uma vez por ano para garantir que sejam adequadas ao propósito e contenham todas as responsabilidades de cada membro da equipe. Explique quaisquer atualizações aos membros da equipe;
Revise os planos de licença em vigor e faça recomendações ao gerente de linha para ajustar os planos, se necessário.

Prazo esperado para o processo de seleção

18 de Junho de 2023

Requisitos do funcionário

A posição é adequada para candidatos com educação

Bacharelato e Diplomas Avançados: Legislação (Obrigatório)

Qualificação e Habilidades da oferta

Candidatura

Como se candidatar

Para se candidatar a esta vaga visite https://1shortlink.net/78w4Y

Endereço da companhia

Moçambique
Maputo

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